Cultura

CULTURA

 MOVIMENTO - TEATRO

Objetivo Geral

Estimular o conhecimento geral e regional, buscando melhorar a capacidade de comunicação oral, memória, acessar e processar informações e convivência de crianças e adolescentes. 






Objetivos específicos

•    Desenvolver a arte de formar e expressar idéias por meio do corpo, da voz e dos sentimentos, fortalecendo assim a percepção de si, a memória e sensibilidade;
•    Desenvolver o gosto pela leitura e o espírito crítico;
•    Estimular a imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio;
•    Descobrir o espaço, som, movimento;
•    Estimular o conhecimento e a cultura geral e regional;
•    Saber observar, ouvir, falar; memorizar, dramatizar, criar;
•    Proporcionar o equilíbrio, a auto-confiança, a desinibição;
•    Favorecer o relacionamento grupal como um exercício de convivência democrática;
•    Praticar a liberdade e solidariedade.
•    Elaborar registros pessoais para sistematização das experiências observadas e da documentação pesquisada
•    Integrar o teatro às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.

As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:
 

Conteúdos
 
•    Jogos e brincadeiras
•    Improvisação livre
•    Conceituação
•    Diferentes movimentos estéticos
•    Grandes mestres
•    Evolução do teatro
•    Tragédia
•    Comédia
•    Drama
•    Conceito
•    História
•    Linguagem
•    História
•    Técnicas
•    Criação de bonecos
•    Preparação do ator
•    Maquiagem
•    Figurino
•    Cenário


Estratégias


•    Exercícios de lateralidade, dicção, memorização, respiração, concentração.
•    Laboratório, mímica, trabalho de improvisação.
•    Jogos Teatrais – drama, comédia, suspense, esquetes.
•    Criação de figurinos e cenários
•    Criação de bonecos, teatro, cenário
•    Apresentações – Mostras, Festas na Organização, Escola e Comunidade.
•    Improvisações
•    Criação de peça
•    Visita a espetáculo

PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS

•    Método de preparação do ator Stanislavski

•    Método das Ações Físicas Jerzy Grotowski





MOVIMENTO - DANÇA

Objetivo Geral

Desenvolver a arte da dança proporcionando as crianças e adolescentes a compreensão de sua capacidade de movimento, sensibilidade e expressão artística.













Objetivos específicos:

•    Possibilitar a ampliação de repertório do Movimento
•    Desenvolver o equilíbrio, coordenação motora, expressão corporal;
•    Estimular a pesquisa consciente a fim de ampliar o repertório gestual;
•    Capacitar o corpo para o movimento, dar sentido e organização às suas potencialidades;
•    Reconhecer ritmos – corporais e externos;
•    Explorar o espaço, a imaginação;
•    Inventar seqüências de movimento;
•    Desenvolver o sentido de forma e linha
•    Desenvolver o olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica estabelecendo opiniões próprias;
•    Valorizar a importância da pesquisa nessa área – clássico, moderno, contemporâneo, popular, etc
•    Proporcionar a vida em grupo
•    Estimular valores como responsabilidade, respeito, solidariedade
•    Valorizar a auto e o estima e o trabalho coletivo.
•    Integrar a dança às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.

As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:

Conteúdos:

 
•    Ritmo corporal
•    Tipos de movimento
•    Diferentes estilos
•    Grandes mestres
•    Evolução da dança
•    Movimentos extra-cotidianos
•    Imaginação
•    Fruição
•    Tônus muscular
•    Criando sequências de movimentos
•    Sincronia
•    Capoeira
•    Diferentes manifestações
•    Miscigenação e sincretismo
•    Capoeira
•    Figurino
•    Cenário

Estratégias


•    Jogos
•    Brincadeiras
•    Improvisação
•    Coreografias
•    Criação espontânea
•    Criação em duplas
•    Criação coletiva
•    Lateralidade e sincronia
•    Expressão Individual
•    Apresentações - Mostras, Festas da Organização, Escola, Comunidade.
•    Visita a espetáculo


PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS

•    Método Laban – Dança





RECICLAGEM DO SOM - MÚSICA 

Objetivo Geral

Desenvolver o gosto musical, estimulando a criança e o adolescente a fazer e apreciar a música, buscando aprimorar a percepção, a memória auditiva, o controle rítmico-motor e a habilidade instrumental .




Objetivos Específicos

•    Interpretar, ler e escrever músicas;
•    Concentrar a atenção em função da estimulação auditiva e visual; da memorização, da associação, da criação e do controle rítmico-motor;
•    Cantar em conjunto buscando uma técnica adequada e exercitando o respeito mútuo e o senso de responsabilidade;
•    Identificar e interpretando músicas do nosso cancioneiro, bem como brincadeiras e danças, assimilando esse material;
•    Adquirir senso estético musical através do repertório vivenciado;
•    Selecionar repertório de qualidade, percorrendo os desenvolvimentos estéticos, teóricos e históricos da música;
•    Reconhecer qualidade na obra musical enquanto ouvinte e /ou protagonista da arte musical;
•    Integrar a música às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.

As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:

Conteúdos



•    Sons corporais
•    Notas musicais
•    Conhecendo os instrumentos
•    Teoria Musical
•    Técnicas e exercícios com instrumentos
•    Ritmo
•    Melodia
•    Harmonia
•    Diferentes estilos
•    Grandes mestres
•    Evolução da música
•    Brincadeiras
•    Parlendas
•    Ritmos e sons
•    Construção de instrumentos de sucata
•    Festas populares
•    Indígenas
•    Portugueses
•    Africanos
•    Imigrantes
•    Miscigenação e sincretismo

Estratégias



•    Roda de Conversa
•    Experimentação com instrumentos
•    Apreciação de repertório
•    Formação de grupos
•    Brincadeiras de Mão
•    Parlendas
•    Apresentações – Mostras, Festas na Organização, Escola e Comunidade.
•    Ritmos/ Instrumentos/ Dança/ Melodia/ texto/ o sagrado ritual
•    Visita a espetáculo

PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS


•    Método Kodaly – especializado em promover o conhecimento musical visando desenvolvimento físico, mental e afetivo do individuo.





ARTES PLÁSTICAS

A utilização da bagagem cultural em todos os seus matizes na construção de um processo cognitivo é fundamental para a criação de novas linguagens e para o resgate cultural, oferecendo as ferramentas para o desenvolvimento humano.
“Ver-se naquilo que é produzido”, além de configurar-se como poderoso instrumento cognitivo também é forma eficaz de recuperação de auto-estima e de conhecimento das diversas diferenças existentes dentro de um grupo social estimulando a descoberta, bem como oferecendo os alicerces para a edificação da unidade em meio à diversidade.

Valores, crenças, festas, linguagens, culinária, costumes, arquitetura, música, lendas, tudo cores e formas utilizadas na confecção de um grande painel humano e cultural.

Objetivo Geral


Fomentar a cultura, promovendo a inclusão crianças e adolescentes de 6 a 16 anos atuando como agentes possuidores dos meios e modos do fazer artístico e cultural através de oficinas de Artes Plásticas que privilegiam a livre expressão e o respeito na construção da unidade em meio à diversidade de interesses e necessidades.

Objetivos Específicos


Transmitir conhecimentos de artes plásticas a crianças e adolescentes possibilitando o resgate cultural.

Conteúdos

 
•    História da Arte
•    Desenho Pintura
•    Fotografia
•    Escultura
•    Releituras
•    Estratégias

Estratégias

•    Criação espontânea
•    Criação coletiva
•    Expressão Individual
•    Apresentações - Mostras, Festas da Organização, Escola, Comunidade.
•    Visita a museus
•    Realizando visitas a espaços de arte



PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS
  • A formação social da mente - Vygotsky


“Fazer arte com qualidade é praticar o bem. Engajar o maior número de pessoas faz-se belo”