MOVIMENTO - TEATRO
Objetivo Geral
Estimular o conhecimento geral e regional, buscando melhorar a capacidade de comunicação oral, memória, acessar e processar informações e convivência de crianças e adolescentes.
Objetivos específicos
• Desenvolver a arte de formar e expressar idéias por meio do corpo, da voz e dos sentimentos, fortalecendo assim a percepção de si, a memória e sensibilidade;
• Desenvolver o gosto pela leitura e o espírito crítico;
• Estimular a imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio;
• Descobrir o espaço, som, movimento;
• Estimular o conhecimento e a cultura geral e regional;
• Saber observar, ouvir, falar; memorizar, dramatizar, criar;
• Proporcionar o equilíbrio, a auto-confiança, a desinibição;
• Favorecer o relacionamento grupal como um exercício de convivência democrática;
• Praticar a liberdade e solidariedade.
• Elaborar registros pessoais para sistematização das experiências observadas e da documentação pesquisada
• Integrar o teatro às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.
As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:
Conteúdos
• Jogos e brincadeiras
• Improvisação livre
• Conceituação
• Diferentes movimentos estéticos
• Grandes mestres
• Evolução do teatro
• Tragédia
• Comédia
• Drama
• Conceito
• História
• Linguagem
• História
• Técnicas
• Criação de bonecos
• Preparação do ator
• Maquiagem
• Figurino
• Cenário
Estratégias
• Exercícios de lateralidade, dicção, memorização, respiração, concentração.
• Laboratório, mímica, trabalho de improvisação.
• Jogos Teatrais – drama, comédia, suspense, esquetes.
• Criação de figurinos e cenários
• Criação de bonecos, teatro, cenário
• Apresentações – Mostras, Festas na Organização, Escola e Comunidade.
• Improvisações
• Criação de peça
• Visita a espetáculo
PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS
• Método de preparação do ator Stanislavski
• Método das Ações Físicas Jerzy Grotowski
MOVIMENTO - DANÇA
Objetivo Geral
Desenvolver a arte da dança proporcionando as crianças e adolescentes a compreensão de sua capacidade de movimento, sensibilidade e expressão artística.
Objetivos específicos:
• Possibilitar a ampliação de repertório do Movimento
• Desenvolver o equilíbrio, coordenação motora, expressão corporal;
• Estimular a pesquisa consciente a fim de ampliar o repertório gestual;
• Capacitar o corpo para o movimento, dar sentido e organização às suas potencialidades;
• Reconhecer ritmos – corporais e externos;
• Explorar o espaço, a imaginação;
• Inventar seqüências de movimento;
• Desenvolver o sentido de forma e linha
• Desenvolver o olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica estabelecendo opiniões próprias;
• Valorizar a importância da pesquisa nessa área – clássico, moderno, contemporâneo, popular, etc
• Proporcionar a vida em grupo
• Estimular valores como responsabilidade, respeito, solidariedade
• Valorizar a auto e o estima e o trabalho coletivo.
• Integrar a dança às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.
As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:
Conteúdos:
• Ritmo corporal
• Tipos de movimento
• Diferentes estilos
• Grandes mestres
• Evolução da dança
• Movimentos extra-cotidianos
• Imaginação
• Fruição
• Tônus muscular
• Criando sequências de movimentos
• Sincronia
• Capoeira
• Diferentes manifestações
• Miscigenação e sincretismo
• Capoeira
• Figurino
• Cenário
Estratégias
• Jogos
• Brincadeiras
• Improvisação
• Coreografias
• Criação espontânea
• Criação em duplas
• Criação coletiva
• Lateralidade e sincronia
• Expressão Individual
• Apresentações - Mostras, Festas da Organização, Escola, Comunidade.
• Visita a espetáculo
PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS
• Método Laban – Dança
RECICLAGEM DO SOM - MÚSICA
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto musical, estimulando a criança e o adolescente a fazer e apreciar a música, buscando aprimorar a percepção, a memória auditiva, o controle rítmico-motor e a habilidade instrumental .
Objetivos Específicos
• Interpretar, ler e escrever músicas;
• Concentrar a atenção em função da estimulação auditiva e visual; da memorização, da associação, da criação e do controle rítmico-motor;
• Cantar em conjunto buscando uma técnica adequada e exercitando o respeito mútuo e o senso de responsabilidade;
• Identificar e interpretando músicas do nosso cancioneiro, bem como brincadeiras e danças, assimilando esse material;
• Adquirir senso estético musical através do repertório vivenciado;
• Selecionar repertório de qualidade, percorrendo os desenvolvimentos estéticos, teóricos e históricos da música;
• Reconhecer qualidade na obra musical enquanto ouvinte e /ou protagonista da arte musical;
• Integrar a música às diferentes áreas do conhecimento em suas especificidades.
As atividades são desenvolvidas pelo professor, com 2 aulas semanais de 1 hora cada e estão assim planejadas:
Conteúdos
• Sons corporais
• Notas musicais
• Conhecendo os instrumentos
• Teoria Musical
• Técnicas e exercícios com instrumentos
• Ritmo
• Melodia
• Harmonia
• Diferentes estilos
• Grandes mestres
• Evolução da música
• Brincadeiras
• Parlendas
• Ritmos e sons
• Construção de instrumentos de sucata
• Festas populares
• Indígenas
• Portugueses
• Africanos
• Imigrantes
• Miscigenação e sincretismo
Estratégias
• Roda de Conversa
• Experimentação com instrumentos
• Apreciação de repertório
• Formação de grupos
• Brincadeiras de Mão
• Parlendas
• Apresentações – Mostras, Festas na Organização, Escola e Comunidade.
• Ritmos/ Instrumentos/ Dança/ Melodia/ texto/ o sagrado ritual
• Visita a espetáculo
PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS
• Método Kodaly – especializado em promover o conhecimento musical visando desenvolvimento físico, mental e afetivo do individuo.
ARTES PLÁSTICAS
A utilização da bagagem cultural em todos os seus matizes na construção de um processo cognitivo é fundamental para a criação de novas linguagens e para o resgate cultural, oferecendo as ferramentas para o desenvolvimento humano.
“Ver-se naquilo que é produzido”, além de configurar-se como poderoso instrumento cognitivo também é forma eficaz de recuperação de auto-estima e de conhecimento das diversas diferenças existentes dentro de um grupo social estimulando a descoberta, bem como oferecendo os alicerces para a edificação da unidade em meio à diversidade.
Valores, crenças, festas, linguagens, culinária, costumes, arquitetura, música, lendas, tudo cores e formas utilizadas na confecção de um grande painel humano e cultural.
Objetivo Geral
Fomentar a cultura, promovendo a inclusão crianças e adolescentes de 6 a 16 anos atuando como agentes possuidores dos meios e modos do fazer artístico e cultural através de oficinas de Artes Plásticas que privilegiam a livre expressão e o respeito na construção da unidade em meio à diversidade de interesses e necessidades.
Objetivos Específicos
Transmitir conhecimentos de artes plásticas a crianças e adolescentes possibilitando o resgate cultural.
Conteúdos
• História da Arte
• Desenho Pintura
• Fotografia
• Escultura
• Releituras
• Estratégias
Estratégias
• Criação espontânea
• Criação coletiva
• Expressão Individual
• Apresentações - Mostras, Festas da Organização, Escola, Comunidade.
• Visita a museus
• Realizando visitas a espaços de arte
PRINCÍPIOS NORTEADORES ESPECÍFICOS
- A formação social da mente - Vygotsky
“Fazer arte com qualidade é praticar o bem. Engajar o maior número de pessoas faz-se belo”