PROJETOS COMPLEMENTARES
O conhecimento é orientado de forma paulatina, onde primeiro é construída uma rede de proteção a criança, ao adolescente e ao jovem, para que descubram seus potenciais, tracem seus objetivos e visualizem perspectivas.
• Creche, Primeiras Letras, Crê-Ser, Preparação Para o Trabalho, Esporte, cultura, profissionalização
• Plano de voluntariado: a realização das atividades conta com o apoio de voluntários da comunidade e empresas parceiras na realização de palestras com temáticas pertinentes aos conteúdos (empreendedorismo, elaboração de projetos, educação), mutirões, campanhas, ações em datas festivas, construção de espaços.
• Trabalho com as famílias: são propostas atividades que contemplem a participação das famílias (apresentação de trabalhos, simulados de entrevistas, reuniões de acompanhamento e planejamento).
• Interação com políticas públicas: Com a intenção de participar e influenciar em políticas públicas para a Infância e Adolescência, o Movimento Renovador Paulo VI possui representativa no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e participa de conferências e fóruns municipais, estaduais e federais, bem como incentiva e fomenta a participação de adolescentes e jovens, visando a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens de Embu Guaçu.
• Projeto de Vida – trata-se de um plano de vida construído pelo adolescente e jovem, descrito por meio de palavras traçando metas, considerando aspectos de sua vida familiar, cultural, educacional e seus objetivos profissionais.
1ª Fase – Passado – Minha História de Vida
Resgate da história dos antepassados
2ª Fase – Presente – Quem sou eu
Família; Lembranças; Os dias na escola; Fatos e pessoas marcantes; Tempo livre; Principais características e habilidades; Pontos fortes e aspectos a serem melhorados; Perspectivas; O mundo ao redor.
3ª Fase – Futuro – Plano de Ação
Família; Orientação vocacional; educação financeira; cidadania; teatro orientado para a comunicação oral, disciplina, trabalho em equipe, expressão corporal, metas.
Num ambiente seguro, pautado pela descoberta de potencialidades, o adolescente e o jovem, por intermédio de uma rede de apoio são orientados na construção do conhecimento e no desenvolvimento de atitudes e habilidades.
• Ampliação do universo cultural: Música, teatro, dança e artes plásticas.
• Orientação de estudos
• Incentivo à leitura
• Construção de projetos: Rádio e Tv Lar, Grafite, Recreação nas férias.
• Interpretação: Diferentes tipos de texto, técnicas de redação, compreensão e interpretação de textos, semântica.
• Comunicação Oral e Escrita: Pronomes, expressão oral, vocabulário, pontuação, coesão e coerência, ortografia, técnicas de redação, vocabulário, norma culta, construção de diferentes portadores de texto, carta currículo, ruídos da comunicação, vícios da linguagem oral e escrita.
• Trabalho com as famílias: são propostas atividades que contemplem a participação das famílias (apresentação de trabalhos, simulados de entrevistas, reuniões de acompanhamento e planejamento).
• Plano de voluntariado: a realização das atividades conta com o apoio de voluntários da comunidade e empresas parceiras na realização de ações protagônicas, simulados de processos seletivos, palestras com temáticas pertinentes aos conteúdos (postura, mercado de trabalho, comunicação oral e escrita, matemática, leitura, técnicas de redação, simulados de processos seletivos, diferentes departamentos de uma empresa), mutirões, campanhas, ações em datas festivas, construção de espaços.
Seguro e apoiado, o jovem é convidado a ampliar conhecimentos técnicos e conceituais numa rede de profissionalização.
• Creche, Primeiras Letras, Crê-Ser, Preparação Para o Trabalho, Esporte, cultura, profissionalização
• Plano de voluntariado: a realização das atividades conta com o apoio de voluntários da comunidade e empresas parceiras na realização de palestras com temáticas pertinentes aos conteúdos (empreendedorismo, elaboração de projetos, educação), mutirões, campanhas, ações em datas festivas, construção de espaços.
• Trabalho com as famílias: são propostas atividades que contemplem a participação das famílias (apresentação de trabalhos, simulados de entrevistas, reuniões de acompanhamento e planejamento).
• Interação com políticas públicas: Com a intenção de participar e influenciar em políticas públicas para a Infância e Adolescência, o Movimento Renovador Paulo VI possui representativa no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e participa de conferências e fóruns municipais, estaduais e federais, bem como incentiva e fomenta a participação de adolescentes e jovens, visando a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens de Embu Guaçu.
• Projeto de Vida – trata-se de um plano de vida construído pelo adolescente e jovem, descrito por meio de palavras traçando metas, considerando aspectos de sua vida familiar, cultural, educacional e seus objetivos profissionais.
1ª Fase – Passado – Minha História de Vida
Resgate da história dos antepassados
2ª Fase – Presente – Quem sou eu
Família; Lembranças; Os dias na escola; Fatos e pessoas marcantes; Tempo livre; Principais características e habilidades; Pontos fortes e aspectos a serem melhorados; Perspectivas; O mundo ao redor.
3ª Fase – Futuro – Plano de Ação
Família; Orientação vocacional; educação financeira; cidadania; teatro orientado para a comunicação oral, disciplina, trabalho em equipe, expressão corporal, metas.
Num ambiente seguro, pautado pela descoberta de potencialidades, o adolescente e o jovem, por intermédio de uma rede de apoio são orientados na construção do conhecimento e no desenvolvimento de atitudes e habilidades.
• Ampliação do universo cultural: Música, teatro, dança e artes plásticas.
• Orientação de estudos
• Incentivo à leitura
• Construção de projetos: Rádio e Tv Lar, Grafite, Recreação nas férias.
• Interpretação: Diferentes tipos de texto, técnicas de redação, compreensão e interpretação de textos, semântica.
• Comunicação Oral e Escrita: Pronomes, expressão oral, vocabulário, pontuação, coesão e coerência, ortografia, técnicas de redação, vocabulário, norma culta, construção de diferentes portadores de texto, carta currículo, ruídos da comunicação, vícios da linguagem oral e escrita.
• Trabalho com as famílias: são propostas atividades que contemplem a participação das famílias (apresentação de trabalhos, simulados de entrevistas, reuniões de acompanhamento e planejamento).
• Protagonismo nas comunidades: os jovens criam uma empresa com os requisitos mínimos necessários (produto, preço, ponto de venda, promoção), apresentando-a na conclusão do curso. Os jovens e os adolescentes mapeiam a comunidade e realizam visitas de observação e estudo, identificando problemas para proposição de intervenções e execução de ações.
• Interação com políticas públicas: Com a intenção de participar e influenciar em políticas públicas para a Infância e Adolescência, o Movimento Renovador Paulo VI possui representativa no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e participa de conferências e fóruns municipais, estaduais e federais, bem como incentiva e fomenta a participação de adolescentes e jovens, visando a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens de Embu Guaçu.• Plano de voluntariado: a realização das atividades conta com o apoio de voluntários da comunidade e empresas parceiras na realização de ações protagônicas, simulados de processos seletivos, palestras com temáticas pertinentes aos conteúdos (postura, mercado de trabalho, comunicação oral e escrita, matemática, leitura, técnicas de redação, simulados de processos seletivos, diferentes departamentos de uma empresa), mutirões, campanhas, ações em datas festivas, construção de espaços.
Seguro e apoiado, o jovem é convidado a ampliar conhecimentos técnicos e conceituais numa rede de profissionalização.