Objetivo Geral
Proporcionar as crianças e adolescentes do Projeto Crê-ser desenvolvimento integral através dos conhecimentos práticos e teórico da Capoeira.
Objetivos Específicos
• Criar ambiente favorável à aplicação das atividades com aproximação e verificação da rotina dos alunos.
• Verificar as habilidades já existentes em vivencias anteriores.
• Verificar os conhecimentos pré-existentes.
• Produzir em conjunto regras de convivências para a aplicação dos conteúdos.
• Adaptar os alunos e educadores a possibilidade de utilização de espaços físicos alternativos para aplicação dos conteúdos.
• Promover a vivencia de atividades recreativas para a interação e aproximação dos alunos.
• Desenvolver o conhecimento teórico da capoeira e sua origem.
• Desenvolver a pratica dos movimentos da capoeira assim como suas origens.
• Estabelecer paralelo das dificuldades das movimentações de capoeira a vida em sociedade.
• Vivenciar os movimentos de ataque e defesa da capoeira.
• Conhecer e tocar os instrumentos da capoeira.
• Utilizar a capoeira como facilitadora da estruturação motora e psíquica dos alunos.
• Utilizar a capoeira como fonte de resolução de falta de auto-estima, agressividade, convivência em grupo.
• Proporcionar ao aluno o conhecimento para resolução de problemas motores na capoeira fazendo paralelo as questões de empregabilidade (adolescentes).
• Transitar nas diversas disciplinas como historia e geografia através dos conhecimentos da capoeira.
• Proporcionar conhecimento das questões nacionais através da capoeira e suas origens criando orgulho de seu passado e miscigenação.
• Administrar a agressividade em momento do jogo da capoeira.
• Conhecer os vários folguedos que se fundem a capoeira.
• Utilizar a “Roda de capoeira” para verificação de aprendizados e de organização de trabalho em grupo.
• Proporcionar aos alunos uma gama de referencias de expressão corporal e ritmo encontrados na capoeira.
Conteúdos
Adaptação
Dinâmicas
Recreação
Movimentação
Historia
Ritmo
Instrumentação
Roda
Maculele
Puxada de rede
Samba de roda
Filmes
Passeios
Encontros
Estratégias
• Roda de conversa para a produção de regras e de apresentações coletivas.
• Aplicação de recreação e brincadeiras para adaptação.
• Iniciação das aulas com alongamento e preparação do corpo a atividades físicas.
• Iniciação com movimentação de apoios invertidos e como cair.
• Movimentação de base (ginga e deslocamentos).
• Aprendizados de defesa e ataques.
• Aulas dinâmicas em treinamento individual e em duplas.
• Aprendizado da postura em momento de aula e suas aplicações.
• Desenvolvimento do ritmo através das palmas e acompanhamento dos instrumentos.
• Desenvolvimento da criatividade recriando possibilidades de movimentação.
• Aula de releituras onde os alunos recriem em desenhos as musicas de capoeira.
• Aulas de conhecimento e de exploração dos instrumentos utilizados na capoeira bem como tocá-los.
• Passagem da historia do Brasil e localidades com o desenvolvimento da capoeira.
• Aplicação de filmes e documentários que retratam a vida cotidiana dos grandes mestres e suas contribuições para a capoeira.
• Aplicação da roda momento de integração de todos os conhecimentos e desenvolvimento adquiridos na capoeira.
• Criação de possibilidade de participação nos eventos relacionados à capoeira para aumento do conhecimento da mesma.
• Pesquisas em grupos dos diversos trabalhos de capoeira no Brasil e no mundo, com apoio da internet.
Produto final
Participação no EVENTO ANUAL DE CAPOEIRA (Cerimônia onde são reunidos os alunos, mestres e professores e pais para a festa de graduação dos alunos nos níveis de desenvolvimento na capoeira).
PRÁTICAS DESPORTIVAS
Objetivo Geral
Através das Praticas Desportivas fazer com que as crianças e adolescentes do projeto Crê-Ser tenham vivencias motoras para facilitar o seu desenvolvimento integral.
Objetivos Específicos
• Criar ambiente favorável à aplicação das atividades com aproximação e verificação da rotina dos alunos;
• Verificar as habilidades motoras já existentes em vivencias anteriores;
• Verificar os conhecimentos culturais sobre esportes olímpicos;
• Verificar os conhecimentos pré-existentes sobre copas do mundo;
• Produzir em conjunto regras de convivências para a aplicação dos conteúdos;
• Adaptar os alunos e educadores a possibilidade de utilização de espaços físicos alternativos para aplicação dos conteúdos;
• Promover a vivencia de atividades recreativas para a interação e aproximação dos alunos;
• Desenvolver a socialização com a pesquisa de jogos, brincadeiras e danças tipicas de outrospaíses;
• Desenvolver as capacidades físicas de força, flexibilidade e equilíbrio;
• Promover o aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais de locomoção, manipulação e de estabilização;
• Vivenciar os prés-desportivos facilitadores do conhecimento dos esportes coletivos existentes;
• Vivenciar os jogos cooperativos, para facilitar a cooperação entre os educando;
• Vivenciar os diversos esportes produzindo vivencias de grupo e interação dos alunos;
• Melhorar a expressão e o ritmo corporal através das danças e manifestações populares;
• Conhecer os grandes eventos esportivos para criar ambiente de conhecimento novos, diverso e multidisciplinar;
• Fazer com que os educando tenha noções de Primeiros Socorros;
• Aumentar a capacidade de cuidados da higiene e boa saúde com dinâmicas e recreações;
• Gerar situações que favoreçam a estruturação do domínio cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor;
• Promover a socialização e a harmonia entre os educando;
• Fazer com que os alunos desenvolvam uma visão critica da realidade social, baseado nos princípios morais e éticos;
• Promover a auto-estima e a participação voluntária nas atividades físicas;
• Desenvolver espaço democrático nas vivencias motoras;
• Recriar e incentivar a pratica de esportes que visam à qualidade de vida;
• Desenvolver o protagonismo através da resolução de tarefas motoras;
Conteúdos
Adaptação
Dinâmicas
Jogos de movimentos corporais
Recreação
Gincanas
Jogos de mesa e raciocínio
Manifestações populares
Ginástica rítmica e expressiva
Ginástica em aparelhos
Ginástica em solo
Atletismo
Pré-desportivos
Esportes coletivos
Temas transversais
Passeios
Filmes
Excursões
Acantonamento
Primeiros socorros
Higiene Pessoal
Estratégias
• Roda de conversa para a produção de regras e de apresentações coletivas;
• Aplicação de brincadeiras e recreação conhecidas para adaptação;
• Passeio de exploração ao bairro;
• Iniciação das aulas com alongamento e preparação do corpo a atividades físicas;
• Jogos de montar e de estratégias para verificação de trabalho em equipe;
• Vivencia dos vários pres-desportivos favorecendo o desenvolvimento dos aspectos motores específicos;
• Desenvolvimento da locomoção através do caminhar do correr do saltar;
• Desenvolvimento da manipulação do quicar a driblar do lançar e da manipulação de vários objetos;
• Desenvolvimento da estabilização através da ginástica em aparelhos, bancos suecos, mini trampolim e plintos;
• Vivencia e aprendizado dos esportes coletivos basquetebol, voleibol, futebol e handebol; (adaptados aos locais disponíveis na Comunidade e bairro).
• Incentivar a produção de novas possibilidades motoras.
• Pesquisa e vivencias dos esportes olímpicos associados às Olimpíadas.
• Jogos literários.
• Pesquisa de jogos, brincadeiras e manifestações populares de outros países.
• Vivencia de jogos, brincadeiras e danças de outros países.
• Desenvolvimento de brincadeiras enfatizando a socialização e a exploração motora.
• Gincanas e caças ao tesouro para criar a competição sadia e o trabalho em equipe.
• Dinâmicas de leitura e brincadeiras que explorem os temas transversais.
• Utilização da informática educativa como fonte de apoio e pesquisa no desenvolvimento multidisciplinar.
• Passeio e excursões para aumento do repertorio de conhecimento dos alunos e novas possibilidades alargando a visão de mundo.
• Apresentar as varias manifestações populares para as famílias em eventos.
• Trabalhar a reflexão de valores e conhecimentos através de filmes temáticos.
• Mediar às discussões a respeito dos temas temáticos dos filmes.
• Elaborar competições dos esportes coletivos.
• Elaborar e organizar o Acantonamento.
Avaliação
Registros diários de aulas e seus efeitos.
Reflexão e reestruturação das atividades.
Feedback para os alunos do seu desenvolvimento.
Verificação da participação espontânea dos alunos em aula.
Verificação da mudança de estatos motores ao longo do ano.
Compartilhar e discutir com a equipe as ocorrências e necessidades das turmas.