Esporte

ESPORTE

CAPOEIRA

Objetivo Geral

Proporcionar as crianças e adolescentes do Projeto Crê-ser desenvolvimento integral através dos conhecimentos práticos e teórico da Capoeira.

Objetivos Específicos

•    Criar ambiente favorável à aplicação das atividades com aproximação e verificação da rotina dos alunos.
•    Verificar as habilidades já existentes em vivencias anteriores.
•    Verificar os conhecimentos pré-existentes.
•    Produzir em conjunto regras de convivências para a aplicação dos conteúdos.
•    Adaptar os alunos e educadores a possibilidade de utilização de espaços físicos alternativos para aplicação dos conteúdos.
•    Promover a vivencia de atividades recreativas para a interação e aproximação dos alunos.
•    Desenvolver o conhecimento teórico da capoeira e sua origem.
•    Desenvolver a pratica dos movimentos da capoeira assim como suas origens.
•    Estabelecer paralelo das dificuldades das movimentações de capoeira a vida em sociedade.
•    Vivenciar os movimentos de ataque e defesa da capoeira.
•    Conhecer e tocar os instrumentos da capoeira.
•    Utilizar a capoeira como facilitadora da estruturação motora e psíquica dos alunos.
•    Utilizar a capoeira como fonte de resolução de falta de auto-estima, agressividade, convivência em grupo.
•    Proporcionar ao aluno o conhecimento para resolução de problemas motores na capoeira fazendo paralelo as questões de empregabilidade (adolescentes).
•    Transitar nas diversas disciplinas como historia e geografia através dos conhecimentos da capoeira.
•    Proporcionar conhecimento das questões nacionais através da capoeira e suas origens criando orgulho de seu passado e miscigenação.
•    Administrar a agressividade em momento do jogo da capoeira.
•    Conhecer os vários folguedos que se fundem a capoeira.
•    Utilizar a “Roda de capoeira” para verificação de aprendizados e de organização de trabalho em grupo.
•    Proporcionar aos alunos uma gama de referencias de expressão corporal e ritmo encontrados na capoeira.

Conteúdos

Adaptação
Dinâmicas
Recreação
Movimentação
Historia
Ritmo
Instrumentação
Roda
Maculele
Puxada de rede
Samba de roda
Filmes
Passeios
Encontros

Estratégias

•    Roda de conversa para a produção de regras e de apresentações coletivas.
•    Aplicação de recreação e brincadeiras para adaptação.
•    Iniciação das aulas com alongamento e preparação do corpo a atividades físicas.
•    Iniciação com movimentação de apoios invertidos e como cair.
•    Movimentação de base (ginga e deslocamentos).
•    Aprendizados de defesa e ataques.
•    Aulas dinâmicas em treinamento individual e em duplas.
•    Aprendizado da postura em momento de aula e suas aplicações.
•    Desenvolvimento do ritmo através das palmas e acompanhamento dos instrumentos.
•    Desenvolvimento da criatividade recriando possibilidades de movimentação.
•    Aula de releituras onde os alunos recriem em desenhos as musicas de capoeira.
•    Aulas de conhecimento e de exploração dos instrumentos utilizados na capoeira bem como tocá-los.
•    Passagem da historia do Brasil e localidades com o desenvolvimento da capoeira.
•    Aplicação de filmes e documentários que retratam a vida cotidiana dos grandes mestres e suas contribuições para a capoeira.
•    Aplicação da roda momento de integração de todos os conhecimentos e desenvolvimento adquiridos na capoeira.
•    Criação de possibilidade de participação nos eventos relacionados à capoeira para aumento do conhecimento da mesma.
•    Pesquisas em grupos dos diversos trabalhos de capoeira no Brasil e no mundo, com apoio da internet.

Produto final
Participação no EVENTO ANUAL DE CAPOEIRA (Cerimônia onde são reunidos os alunos, mestres e professores e pais para a festa de graduação dos alunos nos níveis de desenvolvimento na capoeira).


PRÁTICAS DESPORTIVAS

Objetivo Geral

Através das Praticas Desportivas fazer com que as crianças e adolescentes do projeto Crê-Ser tenham vivencias motoras para facilitar o seu desenvolvimento integral.  


Objetivos Específicos


•    Criar ambiente favorável à aplicação das atividades com aproximação e verificação da rotina dos alunos;
•    Verificar as habilidades motoras já existentes em vivencias anteriores;
•    Verificar os conhecimentos culturais sobre esportes olímpicos;
•    Verificar os conhecimentos pré-existentes sobre copas do mundo;
•    Produzir em conjunto regras de convivências para a aplicação dos conteúdos;
•    Adaptar os alunos e educadores a possibilidade de utilização de espaços físicos alternativos para aplicação dos conteúdos;
•    Promover a vivencia de atividades recreativas para a interação e aproximação dos alunos;
•    Desenvolver a socialização com a pesquisa de jogos, brincadeiras e danças tipicas de outrospaíses;
•    Desenvolver as capacidades físicas de força, flexibilidade e equilíbrio;
•    Promover o aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais de locomoção, manipulação e de estabilização;
•    Vivenciar os prés-desportivos facilitadores do conhecimento dos esportes coletivos existentes;
•    Vivenciar os jogos cooperativos, para facilitar a cooperação entre os educando;
•    Vivenciar os diversos esportes produzindo vivencias de grupo e interação dos alunos;
•    Melhorar a expressão e o ritmo corporal através das danças e manifestações populares;
•    Conhecer os grandes eventos esportivos para criar ambiente de conhecimento novos, diverso e multidisciplinar;
•    Fazer com que os educando tenha noções de Primeiros Socorros;
•    Aumentar a capacidade de cuidados da higiene e boa saúde com dinâmicas e recreações;
•    Gerar situações que favoreçam a estruturação do domínio cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor;
•    Promover a socialização e a harmonia entre os educando;
•    Fazer com que os alunos desenvolvam uma visão critica da realidade social, baseado nos princípios morais e éticos;
•    Promover a auto-estima e a participação voluntária nas atividades físicas;
•    Desenvolver espaço democrático nas vivencias motoras;
•    Recriar e incentivar a pratica de esportes que visam à qualidade de vida;
•    Desenvolver o protagonismo através da resolução de tarefas motoras;

Conteúdos


Adaptação
Dinâmicas
Jogos de movimentos corporais
Recreação
Gincanas
Jogos de mesa e raciocínio
Manifestações populares     
Ginástica rítmica e expressiva
Ginástica em aparelhos
Ginástica em solo
Atletismo
Pré-desportivos
Esportes coletivos
Temas transversais
Passeios
Filmes
Excursões
Acantonamento
Primeiros socorros
Higiene Pessoal

Estratégias

•    Roda de conversa para a produção de regras e de apresentações coletivas;
•    Aplicação de brincadeiras e recreação conhecidas para adaptação;
•    Passeio de exploração ao bairro;
•    Iniciação das aulas com alongamento e preparação do corpo a atividades físicas;
•    Jogos de montar e de estratégias para verificação de trabalho em equipe;
•    Vivencia dos vários pres-desportivos favorecendo o desenvolvimento dos aspectos motores específicos;
•    Desenvolvimento da locomoção através do caminhar do correr do saltar;
•    Desenvolvimento da manipulação do quicar a driblar do lançar e da manipulação de vários objetos;
•    Desenvolvimento da estabilização através da ginástica em aparelhos, bancos suecos, mini trampolim e plintos;
•    Vivencia e aprendizado dos esportes coletivos basquetebol, voleibol, futebol e handebol; (adaptados aos locais disponíveis na Comunidade e bairro).
•    Incentivar a produção de novas possibilidades motoras.
•    Pesquisa e vivencias dos esportes olímpicos associados às Olimpíadas.
•    Jogos literários.
•    Pesquisa de jogos, brincadeiras e manifestações populares de outros países.    
•    Vivencia de jogos, brincadeiras e danças de outros países.
•    Desenvolvimento de brincadeiras enfatizando a socialização e a exploração motora.
•    Gincanas e caças ao tesouro para criar a competição sadia e o trabalho em equipe.
•    Dinâmicas de leitura e brincadeiras que explorem os temas transversais.
•    Utilização da informática educativa como fonte de apoio e pesquisa no desenvolvimento multidisciplinar.
•    Passeio e excursões para aumento do repertorio de conhecimento dos alunos e novas possibilidades alargando a visão de mundo.
•    Apresentar as varias manifestações populares para as famílias em eventos.
•    Trabalhar a reflexão de valores e conhecimentos através de filmes temáticos.
•    Mediar às discussões a respeito dos temas temáticos dos filmes.     
•    Elaborar competições dos esportes coletivos.
•    Elaborar e organizar o Acantonamento.

Avaliação

Registros diários de aulas e seus efeitos.
Reflexão e reestruturação das atividades.
Feedback para os alunos do seu desenvolvimento.
Verificação da participação espontânea dos alunos em aula.
Verificação da mudança de estatos motores ao longo do ano.
Compartilhar e discutir com a equipe as ocorrências e necessidades das turmas.