EDUCAÇÃO
INFANTIL
Desenvolvendo uma educação formal, sistemática, intencional e de qualidade para crianças de 3 a 6 anos, atendendo as características desta faixa etária. Estabelecendo parcerias com a família e outros recursos sociais públicos e privados para uma rede de proteção, garantindo assim o desenvolvimento integral da criança.
Objetivos Gerais
Contribuir para o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e sua individualidade, de forma articulada com a família e a comunidade, através de situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, enriquecendo o universo informacional, social, cultural e lúdico das crianças.
• Favorecer a ampliação da visão da família em relação a sua responsabilidade no desenvolvimento integral da criança.
• Contribuir para que a criança possa: (MEC 1.998)
1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
6. Aprender a brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7. Apropriar-se de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
8. Conhecer diferentes culturas, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
COMPLEMENTAR
Atendendo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos numa complementaridade de propósitos e ações para estruturação de uma rede de proteção.
Investindo na formação de crianças e jovens cidadãos e potencializando o protagonismo infanto-juvenil.
Objetivo Geral:
Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, incentivando-os a serem protagonistas de sua história e da vida em comunidade.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver atividades sócio-educativas complementares e articuladas com a família, escola e a comunidade enriquecendo o universo informacional, cultural e lúdico das crianças e adolescentes;
• Estimular a percepção da igualdade e das diferenças, através da construção e reconstrução da identidade e do fortalecimento da auto-estima;
• Formar cidadãos conscientes de si, do outro, da realidade que os cerca e da sua capacidade de transformação;
• Levar as crianças e adolescentes à percepção da sua capacidade de realização de seus próprios projetos de vida, possibilitando domínio e mudança de suas condições sociais.
TRABALHO
Atendendo jovens de 15 a 21 anos, contribuindo no seu projeto de vida pessoal, social e profissional.
Estabelecendo uma ampla rede de parcerias com empresas, órgãos públicos e outras ONG’s.
Objetivo Geral
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a empregabilidade e inclusão social de jovens pertencentes a famílias de baixa renda.
• Estimular o jovem a permanecer ou retornar à escola;
• Proporcionar ao jovem uma visão objetiva dos desafios do mundo do trabalho;
• Estimular o jovem a formular projetos de vida a partir de sua realidade e de suas potencialidades;
• Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e capacidade empreendedora necessários ao enfrentamento do mundo do trabalho.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
• Idealiza-se a formação de um homem de acordo com os conceitos da Educação Interdimensional, visão integral e sistêmica do educando, considerando-o em três níveis:
Como pessoa: “o pleno desenvolvimento do educando”
Como cidadão: “seu preparo para o exercício da cidadania”
Como profissional: “sua qualificação para o trabalho”
• Organiza-se uma educação estruturada em torno de quatro grandes pilares: Aprender a ser, Aprender a conviver, Aprender a fazer e Aprender a aprender;
• Insere-se este homem a uma sociedade cuja base são os princípios do Paradigma do Desenvolvimento Humano (PNUD);
• Efetiva-se a qualidade das ações socioeducacionais com atenção aos aspectos legais: Constituição Brasileira (1988), ECA (1990), LOAS (1992), LDB (1996);
• Concebe-se a Educação para um Homem, ser histórico-social, que constitui sua identidade através da apropriação dos conhecimentos acumulados pela humanidade e por meio das experiências de interação social;
• Acredita-se que a Educação para Valores é fundamental como aspecto estruturante na formação desse homem;
• Faz-se premente uma educação voltada à construção e ao anúncio de sentidos para a ação na vida: busca da verdade, do bem, do belo, da ética;
• Privilegia-se o Protagonismo Juvenil como fonte de participação dos educandos em atividades que compreendam os diversos âmbitos da vida comunitária;
• Desenvolve-se uma da Cultura da Trabalhabilidade para a vida produtiva, por meio de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades capazes de tornar os educandos pró-ativos e empreendedores frente ao novo mundo do trabalho;
• Faz-se indispensável uma ação intercomplementar e sinérgica dos esforços dos educadores familiares, escolares e comunitários em torno do desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos educandos (Comunidade de Sentido).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Educação – Um tesouro a descobrir
Relatório para a UNESCO sobre Educação para o século XX
Org. Jacques Delors – Unesco /Mec – Ed. Cortez
Aprendendo a ser e a conviver
Margarida Serrão e Maria Clarice baleeiro
Fundação Odebrech – FTD
A Presença da Pedagogia
Antonio Carlos Gomes da Costa – ed. Globo / IAS
Educação Interdimensional
Antonio Carlos Gomes da Costa
Curso: “A Produção Cultural dos alunos: da sala de aula para o mundo” – Escola da Vila Texto - Marilena Chauí - Doutora em Filosofia da Universidade de São Paulo
Educação Integral (Cadernos Cenpec, 2006)
Cidadania e Educação / Rumo a uma prática significativa
Luis Albala-Bertrand (org.)
Protagonismo Juvenil / Antonio Carlos Gomes da Costa
Fund.Odebrecht
Educação integral com a infância e a juventude / Maria Júlia Azevedo Gouveia
Valores em questão: ação e reflexão / Dalva Aparecida Garcia
Ideário do Programa Crescer / Instituto Hedging-Griffo, 2005
A formação social da mente - Vygotsky