Educação

EDUCAÇÃO

INFANTIL
CRECHE / PRIMEIRAS LETRAS
Desenvolvendo uma educação formal, sistemática, intencional e de qualidade para crianças de 3 a 6 anos, atendendo as características desta faixa etária. Estabelecendo parcerias com a família e outros recursos sociais públicos e privados para uma rede de proteção, garantindo assim o desenvolvimento integral da criança.

Objetivos Gerais

Contribuir para o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e sua individualidade, de forma articulada com a família e a comunidade, através de situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, enriquecendo o universo informacional, social, cultural e lúdico das crianças.


Objetivos Específicos

•    Favorecer a ampliação da visão da família em relação a sua responsabilidade no desenvolvimento integral da criança.
•    Contribuir para que a criança possa: (MEC 1.998)

1.    Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
2.    Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
3.    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4.    Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5.    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
6.    Aprender a brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7.    Apropriar-se de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
8.    Conhecer diferentes culturas, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.


AVALIAÇÃO DE RESULTADOS


COMPLEMENTAR
CRÊ-SER

Atendendo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos numa complementaridade de propósitos e ações para estruturação de uma rede de proteção.
Investindo na formação de crianças e jovens cidadãos e potencializando o protagonismo infanto-juvenil.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, incentivando-os a serem protagonistas de sua história e da vida em comunidade.


Objetivos Específicos:

•    Desenvolver atividades sócio-educativas complementares e articuladas com a família, escola e a comunidade enriquecendo o universo informacional, cultural e lúdico das crianças e adolescentes;
•    Estimular a percepção da igualdade e das diferenças, através da construção e reconstrução da identidade e do fortalecimento da auto-estima;
•    Formar cidadãos conscientes de si, do outro, da realidade que os cerca e da sua capacidade de transformação;
•    Levar as crianças e adolescentes à percepção da sua capacidade de realização de seus próprios projetos de vida, possibilitando domínio e mudança de suas condições sociais.
 
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS


TRABALHO
PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO


Atendendo jovens de 15 a 21 anos, contribuindo no seu projeto de vida pessoal, social e profissional.
Estabelecendo uma ampla rede de parcerias com empresas, órgãos públicos e outras ONG’s.


Objetivo Geral
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a empregabilidade e inclusão social de jovens pertencentes a famílias de baixa renda.




Objetivos Específicos:
•    Estimular o jovem a permanecer ou retornar à escola;
•    Proporcionar ao jovem uma visão objetiva dos desafios do mundo do trabalho;
•    Estimular o jovem a formular projetos de vida a partir de sua realidade e de suas potencialidades;
•    Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e capacidade empreendedora necessários ao enfrentamento do mundo do trabalho.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS


PRINCÍPIOS NORTEADORES

•    Idealiza-se a formação de um homem de acordo com os conceitos da Educação Interdimensional, visão integral e sistêmica do educando, considerando-o em três níveis:
Como pessoa: “o pleno desenvolvimento do educando”
Como cidadão: “seu preparo para o exercício da cidadania”
Como profissional: “sua qualificação para o trabalho”
•    Organiza-se uma educação estruturada em torno de quatro grandes pilares: Aprender a ser, Aprender a conviver, Aprender a fazer e Aprender a aprender; 
•    Insere-se este homem a uma sociedade cuja base são os princípios do Paradigma do Desenvolvimento Humano (PNUD);
•    Efetiva-se a qualidade das ações socioeducacionais com atenção aos aspectos legais: Constituição Brasileira (1988), ECA (1990), LOAS (1992), LDB (1996);
•    Concebe-se a Educação para um Homem, ser histórico-social, que constitui sua identidade através da apropriação dos conhecimentos acumulados pela humanidade e por meio das experiências de interação social;
•    Acredita-se que a Educação para Valores é fundamental como aspecto estruturante na formação desse homem;
•    Faz-se premente uma educação voltada à construção e ao anúncio de sentidos para a ação na vida: busca da verdade, do bem, do belo, da ética;
•    Privilegia-se o Protagonismo Juvenil como fonte de participação dos educandos em atividades que compreendam os diversos âmbitos da vida comunitária;
•    Desenvolve-se uma da Cultura da Trabalhabilidade para a vida produtiva, por meio de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades capazes de tornar os educandos pró-ativos e empreendedores frente ao novo mundo do trabalho;
•    Faz-se indispensável uma ação intercomplementar e sinérgica dos esforços dos educadores familiares, escolares e comunitários em torno do desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos educandos (Comunidade de Sentido).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Educação – Um tesouro a descobrir
Relatório para a UNESCO sobre Educação para o século XX
Org. Jacques Delors – Unesco /Mec – Ed. Cortez


Aprendendo a ser e a conviver
Margarida Serrão e Maria Clarice baleeiro
Fundação Odebrech – FTD


A Presença da Pedagogia
Antonio Carlos Gomes da Costa – ed. Globo / IAS

Educação Interdimensional
Antonio Carlos Gomes da Costa

Curso: “A Produção Cultural dos alunos: da sala de aula para o mundo” – Escola da Vila Texto - Marilena Chauí - Doutora em Filosofia da Universidade de São Paulo

Educação Integral (Cadernos Cenpec, 2006)

Cidadania e Educação / Rumo a uma prática significativa
Luis Albala-Bertrand (org.)

Protagonismo Juvenil / Antonio Carlos Gomes da Costa
Fund.Odebrecht

Educação integral com a infância e a juventude / Maria Júlia Azevedo Gouveia
Valores em questão: ação e reflexão / Dalva Aparecida Garcia
Ideário do Programa Crescer / Instituto Hedging-Griffo, 2005
A formação social da mente - Vygotsky